O Joio e O Trigo

IMPACTO: após reportagem do Joio, Anvisa abre processo contra Danilo Gentili e SBT por propaganda de charutos

Apresentador usa programa na TV aberta para promover sua própria marca, que é irregular no país; fabricante também foi autuada por vender produto sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autuou o apresentador Danilo Gentili e a emissora de televisão SBT por propaganda irregular de fumo. A fiscalização foi feita após a reportagem “Danilo Gentili faz marketing de charutos no SBT e na internet. Mas isso é proibido“, publicada pelo Joio em janeiro deste ano 

Na ocasião, mostramos que Gentili usa seu programa na TV aberta, o The Noite, para divulgar sua própria marca de charutos, a My Fucking Cigar. O apresentador inclui o produto em vinhetas, o distribui para entrevistados, fuma durante as gravações e até faz publicidade.

Além disso, a marca de Gentili não tem registro sanitário junto à Anvisa. Por esse motivo, a agência também autuou a fabricante, a empresa F E Bencomo Perez, por fabricação de produto irregular. 

A autuação é o primeiro passo do processo administrativo sanitário (PAS), procedimento aberto para punir infrações do tipo. 

As punições podem ir de advertência e apreensão dos produtos a multas de até R$ 1,5 milhão. A apuração do Joio também motivou uma denúncia da ACT Promoção da Saúde junto à agência. 

Leia a nota completa enviada pela Anvisa:

As denúncias foram apuradas e foram lavrados Autos de Infração em desfavor do apresentador Danilo Gentili e da emissora SBT por propaganda irregular de produtos fumígenos. A empresa fabricante do charuto, marca My Fucking Cigar, foi autuada por fabricar produto fumígeno sem regularização junto à Anvisa, descumprindo o regulamento sanitário vigente. Os processos administrativos sanitários instaurados estão cumprindo os trâmites previstos pela Lei Federal nº 6437/77.

Navegue por tags