O Joio e O Trigo

Abertas as inscrições para oficina de jornalismo sobre bebidas alcoólicas

Encontro online é promovido pela ACT Promoção da Saúde e por O Joio e O Trigo. Participantes podem concorrer a duas microbolsas de investigação

Existe dose segura para o consumo de bebidas alcoólicas? Que danos são associados ao consumo? Cervejas estão ligadas a um “estilo de vida saudável” em comparação com outras bebidas? O que está escondido por trás do marketing de bebidas “zero álcool”? Por que há tão poucas investigações sobre o lobby do setor? A ACT Promoção da Saúde e O Joio e O Trigo convidam jornalistas e estudantes de jornalismo no último ano de graduação para a oficina “Cobertura da indústria do álcool: primeiros passos”.

O encontro, em formato online e com duração de três horas, passará pelas questões mais fundamentais da cobertura sobre fabricantes de bebidas alcoólicas, um tema pouco investigado no jornalismo brasileiro. As inscrições devem ser feitas por formulário e ficam abertas de 24 de abril a 5 de maio. Os selecionados receberão email de confirmação até 12 de maio.

Os debatedores trarão uma perspectiva crítica aos argumentos mais comumente mobilizados pelo setor para evitar políticas públicas e para criar uma aura de positividade ligada a esses produtos. Laura Cury, coordenadora do Projeto de Controle de Álcool da ACT Promoção da Saúde, falará sobre o panorama mundial sobre bebidas alcoólicas e a urgência em avançar com políticas de regulação.

Os convidados são Zila Sanchez, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo, e Guilherme Messas, psiquiatra e professor de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Zila abordará como a publicidade da indústria de bebidas alcoólicas busca criar narrativas falsas sobre o consumo seguro e qual a agenda de políticas públicas de que o Brasil precisaria. Messas tratará de doenças e condições de saúde relacionadas ao consumo de álcool, e trará reflexões sobre sua trajetória como ativista em defesa de políticas de prevenção e controle.

Na recente discussão sobre a regulamentação da reforma tributária, a indústria de bebidas alcoólicas revelou disputas internas, especialmente entre os segmentos de cervejas e destilados. A controvérsia girou em torno do formato do Imposto Seletivo (IS), uma sobretaxa aplicada a produtos considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Enquanto produtores e importadores de destilados defendiam um imposto único, com alíquota igual para todos os tipos de bebida, as cervejarias pleiteiam um sistema progressivo, onde bebidas com maior teor alcoólico seriam mais taxadas.

Esse embate expôs as diferentes estratégias do setor para influenciar políticas públicas. Vale lembrar que, na tentativa de manter vantagens regulatórias, a indústria da cerveja frequentemente utiliza o argumento do baixo teor alcoólico — o mesmo utilizado para garantir a continuidade da publicidade de cervejas na televisão e nas redes sociais.

Paralelamente, os últimos anos registraram um crescimento significativo nas vendas e na publicidade das cervejas “zero álcool”. A oficina também explorará as estratégias por trás do discurso de saudabilidade associado a esses produtos e como essa narrativa impacta a percepção pública e as políticas do setor.

Assim como nas edições anteriores de oficinas oferecidas pela ACT Promoção da Saúde e por O Joio e O Trigo, os participantes poderão concorrer a duas microbolsas de investigação no valor de R$ 8.000 cada. As propostas de investigação devem ter relação com os temas abordados na oficina. Os selecionados contarão com acompanhamento da equipe de editores do Joio ao longo de dois meses de trabalho.


Oficina “Cobertura da indústria do álcool: primeiros passos”

Data: 22/5
Horário: 9h30 às 12h30
As inscrições podem ser feitas aqui.

Custo

Após a divulgação das pessoas selecionadas, as inscrições serão confirmadas por meio de doação à Paróquia São Miguel Arcanjo ou de outra instituição, no valor de R$ 15 para estudantes e R$ 30 para profissionais. 

Programação

9h30 | Abertura
9h40 | Panorama mundial sobre regulação dos produtos alcoólicos. Laura Cury, da ACT Promoção da Saúde
10h | Estratégias da indústria de bebidas alcoólicas e panorama regulatório. Zila Sanchez, da Unifesp
10h20 | Rodada de perguntas e discussão sobre cenários de cobertura para o  jornalismo brasileiro.
11h | Doenças e condições de saúde associadas ao consumo de álcool. Guilherme Messas, da Santa Casa de São Paulo
11h20 | Rodada de perguntas e discussão. Quais são as dúvidas mais comuns na cobertura de álcool? Quais são os temas mais relevantes nesse momento?

Cronograma

Inscrições: de 24.4 a 5.5
Anúncio dos selecionados: 12.5
Fim do prazo para pagamento da inscrição: 19.5

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