Na Zona Oeste do Rio de Janeiro, moradores de um quilombo decidem ocupar o espaço público e criar uma feira agroecológica. Não muito longe dali, um supermercado instalado dentro de um condomínio de alto padrão tem produtos frescos da horta e testa entrega por drones e pagamento por reconhecimento facial. Duas propostas aparentemente complementares de alimentação saudável abrem um abismo que expressa como o varejo alimentar reflete e estimula a desigualdade do espaço urbano. A partir do Rio de Janeiro, a pesquisadora Emilia Jomalinis reflete sobre como a predominância dos supermercados e o recente fenômeno dos atacarejos entram em conflito com os princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira. Este episódio é fruto do edital de microbolsas criado por O Joio e O Trigo em decorrência dos dez anos do Guia Alimentar, com o apoio do Instituto Ibirapitanga.
Disponível também no YouTube e nas principais plataformas de áudio, como o Spotify.
Entrevistas:
- Silvia Baptista, militante da Teia de Mulheres da Zona Oeste do Rio de Janeiro e fundadora da Feira da Roça, em Vargem Grande;
- Juscelino Bezerra, professor da Geografia da Universidade de Brasília;
- Silvio Isoppo Porto, Diretor-Executivo de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Fontes de informação citadas no episódio:
- Doutorado “Um supermercadismo carioca: apontamentos sobre a sócio-espacialidade do varejo alimentar na capital fluminense”, de Emilia Jomalinis;
- Livro Black Food Geographies, de Ashanté Reese;
- Guia Alimentar para a População Brasileira, Ministério da Saúde;
- Plano Nacional de Abastecimento Alimentar, Gov;
- Livro O papel dos Supermercados no Varejo de Alimentos, de Denise Cyrillo;
- Livro Donos do mercado, de Victor Matioli e João Peres.
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Pesquisa e Narração Emilia Jomalinis | Roteiro Emilia Jomalinis e João Peres | Comitê editorial Raphael Barreto, Silvana Oliveira e Ana Carolina Feldenheimer | Edição e Criação de Som Victor Oliveira | Produção-executiva Luisa Coelho | Direção-geral João Peres | Pesquisadora e roteirista do Prato Cheio Maíra Mathias | Captação de som externo Pedro Prado | Design Denise Matsumoto, Clara Borges e João Ambrósio | Audiência Juliana Mastrascusa | Mídias Sociais Brenda Vidal | Estúdio Dobra | Materiais externos Supermercado Sirva-se, YouTube; Zona Sul Supermercados, Instagram; Torcidão Guanabara com Ivete Sangalo, Youtube; Atacadao, TikTok; Os ovos que a galinha chorou, YouTube